Cozinha tipo corredor

Como alguns já sabem, a minha cozinha é tipo corredor e confesso que tenho encontrado certa dificuldade para elaborar o projeto dos planejados devido à falta de espaço.

A minha cozinha mede 1,81 por 3,91 m - considerando a medida da lavanderia, até que não é das menores, mas para quem cozinha bastante, principalmente à dois, dificulta e muito. 
Imagens do modelo decorado do meu apartamento
No projeto do decorado, tinham armários nas duas paredes e ainda assim não ficou apertado, mas sinceramente, não vejo a necessidade de tantos armários, somos só em dois e não vamos estocar alimentos, por isso preferimos algo mais funcional que facilite nosso dia a dia e não atrapalhe a circulação.


Já estamos cotando os móveis para o apê, mas vou deixar para mostrar o projeto quando estiver tudo certinho. Enquanto isso, eu separei algumas inspirações e dicas que me ajudaram e muito a definir o que fazer na cozinha:


Dica 1 – Primeiramente, responda algumas perguntas:
- Quantas pessoas irão morar no apartamento?
- Vocês pretendem estocar alimentos e ou muitos utensílios de cozinha?
- Além da cozinha, existirá outro local para guardados, como: baú, aparador ou cristaleira na sala de jantar?
- Com qual frequência utilizam a cozinha?
- Quais eletrodomésticos pretende ter na cozinha?

Essas perguntinhas vão te ajudar a entender melhor a sua necessidade de armários e a definir a função de cada um. Por exemplo: se forem duas pessoas, que trabalham o dia todo e só fazem o jantar em casa, não precisa lotar a cozinha de armários, porque eles não serão utilizados e só vão ocupar espaço. Avalie sua necessidade e a sua rotina, sua cozinha tem que ser útil para você e não siga apenas um projeto bonitinho que viu no Pinterest.


Dica 2 – Respeite o espaço de circulação. Isso é muito importante! São necessários no mínimo 80 cm.


Dica 3 – Cuidado com a altura. Muitas vezes pensamos em colocar armários até o teto, afinal é uma forma de aproveitar espaço, mas toda vez que precisa pegar um copo tem que subir numa escada, nada legal, né?! Por isso deixe as coisas mais utilizadas ao alcance. Para os armários altos, deixe aquela refratário que você usa só uma vez por mês, a batedeira, o liquidificador, enfim... 

O micro-ondas também deve estar a uma altura que você tenha boa visibilidade e possa abrir sem dificuldades. Se for usar porta basculante, não se esqueça que além de abrir, você também vai precisar fechá-la!




Gostou das dicas e inspirações? Deixe sua opinião nos comentários. 

Cozinha tipo corredor Cozinha tipo corredor Reviewed by Último Andar on 11:59 Rating: 5

3 comentários:

  1. Oi Lê!! Que emoção abrir um blog para ver a cozinha corredor e achar uma vizinha de condomínio, comprei um no último andar também, apartamento B74 e você? Prazer, adorei as dicas!! Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi vizinha!! Fico feliz que tenha conhecido o blog e gostado das dicas. Sou do F73, fica de olho aqui no blog que ainda vão ter várias e várias dicas :) Beijão!

      Excluir
  2. Olá Letícia, que incrível encontrar um blog escrito por uma futura vizinha!
    Sou do C32. E estou ansiosíssima agora que estamos na reta final.
    Adorei o post.
    Sucesso pra nós no projeto casa nova, e muito sucesso pra você no seu blog!
    Beijos
    Luíza

    ResponderExcluir

Leticia Figueiredo

Image Link [https://lh3.googleusercontent.com/-K--nc4oGvyk/VxubpTWj6sI/AAAAAAAAAPo/kD74VlFGCtgRC-7O1Zd7AWUn4PqAHBblwCCo/s240/foto%2Bperfil.png] Author Name [Leticia Figueiredo] Author Description [

Leticia Figueiredo - Campineira, 24 anos, filha caçula, publicitária, noiva apaixonada e futura proprietária de um apartamento no último andar {daí veio a inspiração para o nome do blog}.

] Twitter Username [none] Facebook Username [leticia.figueiredo.71] GPlus Username [none] Pinterest Username [leticiafig92] Instagram Username [leticiafigueiredo92]