Será que cabe?


Acredito que essa é uma dúvida que todo morador de apartamento tem. Concordemos, é sim um desafio conseguir colocar tudo o que se deseja dentro de poucos metros quadrados, mas não é impossível! E você nem precisa ser arquiteto ou projetista para conseguir essa proeza.

Um belo dia, estava assistindo o programa Decora da GNT e o arquiteto Maurício Arruda deu uma dica bem bacana, então resolvi testa-la e deu super certo. Consegui aproveitar melhor o pouco espaço que tinha e acrescentei tudo o que eu queria no meu projeto. Pode até parecer uma dica boba mas é que nem suco de laranja, não tem erro!

Primeiro, você vai precisar da planta do seu apê ou então de todas as medidas – vou usar o meu quarto como exemplo, essa é a planta baixa dele com a disposição proposta pela construtora:
Nesta disposição o guarda-roupa fica pequeno e nada funcional para o dia-a-dia.

Temos as medidas, que são 3,31 por 2,56m – essas medidas são internas, então não é preciso considerar as paredes. Como algumas pessoas tem dificuldade com escala de medidas eu montei uma folha quadriculada de 1cm, é só BAIXAR AQUI e imprimir. Depois disso você só precisa definir a escala, por  exemplo: cada quadrinho equivale a 50 cm.

No meu caso, a escala é 1 por 20, ou seja, cada quadradinho equivale a 20 centímetros reais. No desenho eu já considerei a abertura da porta porque ela interfere e muito no projeto.


Agora você pode desenhar em um papel colorido as medidas dos moveis seguindo a mesma escala, recortar e ver qual a melhor disposição – ou pode desenhar na própria folha mesmo.

Eu comecei pelo guarda-roupa, calculei 60cm de profundidade e o coloquei na parede da direita, para ter um móvel bem grande.


Queria muito uma cama queen, mas eu ficaria com a circulação prejudicada e ao abrir e fechar a porta eu poderia bate-la na cama. Então optei pela cama de casal mesmo.

Eu fazia questão de uma penteadeira, mesmo que pequena e não quero usar o outro quarto para esta finalidade, pois quando tiver filhos vou perder o meu cantinho. Coloquei a penteadeira ao lado da cama e ficou com um tamanho ótimo.

E assim ficou a nova disposição do meu quarto:


De frente com a cama vou colocar um painel para a TV e na parede da esquerda ficará o ar condicionado. 

Enfim, a disposição pode mudar totalmente o ambiente, deixa-lo mais funcional e de acordo com as suas necessidades. Planejar é a solução, sempre! Espero que essa dica também te ajude ;) 
Será que cabe? Será que cabe? Reviewed by Último Andar on 13:54 Rating: 5

Nenhum comentário:

Leticia Figueiredo

Image Link [https://lh3.googleusercontent.com/-K--nc4oGvyk/VxubpTWj6sI/AAAAAAAAAPo/kD74VlFGCtgRC-7O1Zd7AWUn4PqAHBblwCCo/s240/foto%2Bperfil.png] Author Name [Leticia Figueiredo] Author Description [

Leticia Figueiredo - Campineira, 24 anos, filha caçula, publicitária, noiva apaixonada e futura proprietária de um apartamento no último andar {daí veio a inspiração para o nome do blog}.

] Twitter Username [none] Facebook Username [leticia.figueiredo.71] GPlus Username [none] Pinterest Username [leticiafig92] Instagram Username [leticiafigueiredo92]